quarta-feira, 19 de junho de 2013

Mais perguntas e respostas frequentes sobre a automação



Dando sequência à nossa última postagem do blog, enumeramos mais algumas dúvidas que as pessoas em geral têm a respeito da automação residencial. Com as respostas abaixo, fica bem mais fácil entender porque a automação tem se tornado tão importante na vida de muitas famílias!

- Pode-se confiar num sistema que é todo controlado pelo celular?

O smartphone é um celular mais avançado, com algumas funções de computador. Tanto ele como o tablet nada mais são do que a chamada interface do usuário, ou seja, o instrumento pelo qual a pessoa irá acionar seu sistema. A principal vantagem é de custo: não será preciso adquirir um controle à parte para comandar o sistema. Mas nem smartphone nem tablet foram feitos para isso. Apenas incorporam aplicativos (software) que lhes permitem executar uma função a mais.

O sistema de automação pode ter seus próprios controles, programados e dimensionados para os recursos de que a família necessita.

Para saber sempre qual a melhor opção vale a pena conversar com um profissional da área, que seja de sua confiança.

- É verdade que basta comprar um smartphone ou tablet e baixar os aplicativos para acionar sistemas de automação?

Não. Esses aplicativos permitem apenas que o aparelho se comunique com um módulo central de automação, instalado em algum ponto da casa. Toda a “inteligência” do sistema está nessa central, integrada a painéis de parede e outros dispositivos de controle. Por mais que existam apps prometendo milagres, nada acontece se não houver sido programado pelo instalador ou projetista. E, dependendo dos recursos envolvidos, essa programação pode ser complexa. Para o usuário, o maior benefício é que tudo será customizado às suas necessidades e à rotina da família.

- Posso encomendar um sistema totalmente sem fio, para evitar obras e reformas?

Os sistemas wireless têm evoluído muito. A partir de uma central bem dimensionada, quase todos os aparelhos podem ser acionados sem fio, inclusive via smartphone, notebook etc. O detalhe é que, quando se trata de grandes extensões, nem sempre as soluções sem fio são as mais eficientes. Nesses casos, o programador deve adotar soluções híbridas, com adaptadores que aproveitem, por exemplo, os cabos de rede.

- O que se faz quando um sistema de automação sofre uma pane, ou quando há queda de energia?

Os bons sistemas raramente travam. O que se costuma fazer é criar as chamadas redundâncias para que, se isso acontecer, não sejam causados danos aos equipamentos. Para o caso da falta de energia na casa, existem sistemas com backup, que suportam algum tempo sem alimentação elétrica.

- Minha maior preocupação é a segurança da minha casa e da família. Como posso ter certeza de que um sistema de automação irá nos proteger?

Essa é mesmo a preocupação nº1 entre as pessoas. E um valioso atributo dos sistemas de automação está em proporcionar maior segurança não apenas aos usuários, mas também aos equipamentos instalados na casa.

Imagine a seguinte situação: você e sua família estão fora e ocorre um vazamento de gás na cozinha. Numa situação tradicional, não há o que fazer: o risco de uma explosão é alto. Um sistema de automação pode ser programado para bloquear o vazamento; ou enviar uma mensagem ao vizinho, que pode tomar uma providência imediata; ou ainda avisar o próprio dono da casa, que por telefone pedirá ajuda a alguém. Enfim, são situações normais do dia a dia, que se tornam mais fáceis de resolver (ou prevenir) sabendo usar os recursos da tecnologia.


Fonte: Revista Home Theater

Um comentário:

  1. Olá, estou muito interessado sobre e com a automação residencial, atualmente brinco com programação para Android. E o problema para investir na automação, sempre é o dinheiro, gostaria de saber se existem equipamentos de baixo custo para a automação?
    uma postagem sobre isso cairia muito bem no blog!

    ResponderExcluir