quarta-feira, 5 de junho de 2013

A seu serviço

Imagem Revista Home Theater

Os nomes variam: media center, media server, central multimídia. Mas o conceito é o mesmo: um servidor doméstico, onde se pode armazenar todo tipo de conteúdo digital. Assim, filmes, músicas, vídeos da família, arquivos do trabalho etc. ficam à disposição do usuário, sendo acessados de modo muito mais rápido e prático do que em discos ou pen-drives.

Essa solução vem sendo adotada especialmente entre os usuários que gostam de cuidar bem de suas discotecas e videotecas particulares. Com cuidado na seleção dos equipamentos, percebe-se logo os benefícios: economia de tempo e de espaço na sala. O móvel que antes guardava centenas de discos pode ser usado para outra coisa, enquanto aqueles conteúdos preciosos vão para o servidor, onde podem ser localizados e assistidos (ou ouvidos) com dois ou três toques no controle remoto.

Com a multiplicação das redes residenciais, os servidores multimídia começam a se tornar mais acessíveis no Brasil. Boas marcas oferecem equipamentos sofisticados que se integram a redes de automação e fazem backup de discos. Podem funcionar no modo stand-alone: basta ligá-los a TV e ao receiver. Ou como uma central de entretenimento multimídia, distribuindo conteúdos de áudio e vídeo, via streaming, para outros aparelhos instalados na residência.

Fabricantes de sistemas de automação também têm opções nessa linha, sempre integradas a seus equipamentos. Outra opção está nos servidores do tipo NAS (network Attached Storage), que armazenam grandes quantidades de dados e podem se integrar a redes com ou sem fio. E há ainda HDs portáteis que executam a mesma tarefa, mas com limitações em capacidade de memória e resolução de áudio.

A principal vantagem dos servidores multimídia de alto desempenho é que eles podem trabalhar em redes residenciais preservando a qualidade dos sinais originais, de áudio e de vídeo. Os arquivos de música podem ser gravados em alta resolução e máxima frequência de leitura. E os de vídeo, inclusive discos Blu-ray, são armazenados com as características originais, entre elas a imagem Full-HD e as trilhas sonoras Dolby e/ou DTS. E, ao baixar arquivos da internet, a qualidade de áudio e vídeo pode ser checada (e, se preciso, ajustada) na hora.

Com informações Revista Home Theater


Nenhum comentário:

Postar um comentário