segunda-feira, 10 de junho de 2013

Automação, por quê?

Aos poucos, vai caindo por terra um velho conceito difundido de que automação é coisa de rico. Há cerca de dez anos, os recursos proporcionados pelo avanço da tecnologia vêm se tornando acessíveis até mesmo para quem mora num apartamento de 40m2.

Iluminação, cortinas ou persianas elétricas, sensores de presença, servidores de música e filmes, fechaduras eletrônicas, monitoramento à distância, controle para economia de energia, cabeamento estruturado, aspiração central etc. É extensa a lista de recursos que podem ser integrados hoje a uma casa ou apartamento. Porém, também ainda existem algumas dúvidas entre os consumidores sobre os benefícios que esses sistemas oferecem.

Para ajudá-los, selecionamos algumas perguntas (com respostas) mais frequentes sobre o assunto. Dessa forma fica mais fácil entender porque a automação tem se tornado essencial na vida de muitas pessoas!

- Qualquer casa ou apartamento comporta um sistema de automação residencial?
Sim. Uma das grandes vantagens dessas tecnologias é a facilidade de implantação. E mais: hoje podemos dizer que já é possível executar praticamente tudo que a imaginação vislumbrar.

- Posso começar com um sistema simples ou obrigatoriamente preciso integrar tudo ao mesmo tempo?

Um dos fatores que tornam a automação residencial cada vez mais atraente é a possibilidade de implantar os recursos conforme as necessidades e o orçamento disponível de cada cliente. É possível começar, por exemplo, com um sistema básico - digamos, apenas controle para áudio, vídeo, iluminação - e mais tarde, aos poucos, ir acrescentando novos itens. O mais importante é o planejamento.

- Quais são os itens mais importantes? Existe uma ordem de prioridades na implantação do sistema?

As prioridades dependem das necessidades da família. A primeira providência do projetista ou integrador será avaliar a estrutura da casa ou apartamento, especialmente a rede elétrica, para dimensionar e especificar o que será instalado.

- Como saber se o sistema que estou comprando irá mesmo atender às minhas necessidades?

Essa dúvida aparece toda vez que se faz uma compra... Para se conquistar essa segurança na hora de optar por instalar um sistema de automação, é necessário procurar uma empresa de confiança, que possua profissionais capacitados e credenciados para executar o serviço.

- Posso eu mesmo comprar os equipamentos e apenas chamar alguém para instalar? Isso faz cair o custo?

Não, ao contrário, pode sair mais caro. A necessidade de se contratar um profissional especializado, ainda que seja para montar um sistema de áudio e vídeo, por exemplo, se justifica pelo fato de que os aparelhos serão especificados de acordo com o projeto. E é lógico que, ao sugerir determinados produtos, o profissional já os conhece e sabe exatamente como devem ser instalados. 




Fonte: Revista Home Theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário