terça-feira, 11 de setembro de 2012

Blu-ray: saiba escolher e desfrutar




É incrível a velocidade em que uma tecnologia se torna popular e consegue sua maturidade hoje. No mercado brasileiro há seis anos, os primeiros Blu-ray players eram lentos, ruidosos e mal conseguiam reproduzir todos os discos lançados na época, especialmente se tivessem dupla camada ou efeitos especiais mais avançados. Um ano depois, chegou a segunda geração de aparelhos com interface HDMI versão 1.3, que permitiu a instalação de apenas um cabo para o tráfego dos codecs de áudio HD – Dolby TrueHD e DTS-HD.

Com isso, logo vieram os players com acesso restrito à internet, por meio de aplicativos de redes sociais – YouTube, Picasa e Twitter – e site de meteorologia. A busca por filmes, fotos e músicas guardadas em PC e portáteis certificados DLNA e a conectividade WiFi – integrada ou através de adaptador USB-wireless opcional (dongle) também se tornaram presentes nos aparelhos. Hoje, quase todos os Blu-ray players dos principais fabricantes incluem essas funcionalidades.

Tendências: 3D e Smart TV


A bola da vez está com os aparelhos compatíveis com discos 3D e dotados de conexão HDMI 1.4, para o tráfego desse sinal. Alguns, inclusive, já são capazes de converter imagens 2D para 3D, uma alternativa interessante a ser utilizada com TVs 3D sem esse tipo de recurso.

A tendência, no entanto, caminha para o conceito de Smart TV, que num primeiro momento se destacou nos aparelhos mais sofisticados, com várias funcionalidades em uma plataforma (ou menu de navegação) única e simplificada presentes antes de maneira fragmentada em televisores. É o caso do acesso irrestrito a diversos sites na web, rede DLNA, WiFi N (de maior velocidade e alcance), além de aplicativos de redes sociais que convidam o espectador a interagir mesmo durante as sessões de filmes.

Outra tendência nos Blu-ray players é o comando de suas funções a partir de iPhone, iPod Touch ou um smartphone com sistema Android. Basta ter uma simples rede WiFi em casa para controlar o aparelho pela tela do seu gadget, inclusive a partir de outras áreas da residência.


COMO ESCOLHER

Internet: com o advento dos televisores conectados, vários fabricantes decidiram levar o mesmo recurso para os Blu-ray players. Se o seu TV oferece acesso à internet, não há a necessidade do player ter o mesmo recurso.

Conectividade: os players 3D lançados hoje trazem interface HDMI versão 1.4, que trafega tanto o sinal Full-HD em 3D quanto os codecs de áudio HD. A porta ethernet está presente em modelos que se conectam a rede DLNA e à internet – seja para o acesso a sites ou a função BD-Live. A conectividade WiFi já faz parte dos players mais acessíveis, porém, alguns exigem a ligação de um adaptador wireless na entrada USB. Certifique-se da presença do acessório na embalagem. Se isso não ocorrer, verifique a disponibilidade com o fabricante, pois certos modelos são realmente difíceis de se encontrar no mercado.

Compatibilidade: muitos leitores atuais são compatíveis com vídeos em HD nos padrões DivX HD, H.264, AVI, MPEG4, AVCHD e MKV. A diferença costuma estar na maneira de reproduzi-los: a maioria dos aparelhos consegue ler esses arquivos em discos e USB, enquanto que os mais modernos os buscam em redes DLNA – através de cabo ou WiFi.

Ainda está com dúvidas de qual blu-ray escolher? Entre em contato com a Teknodomus, que te ajudamos!

Fonte: Revista Home Theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário