quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Áudio para salas de qualquer tamanho



O primeiro passo a ser dado quando se decide entrar no mundo do home theater é definir o que realmente é importante diante de sua realidade estrutural e orçamentária. No que se refere ao sistema de áudio, é preciso saber o tamanho e as características da sala que receberá o receiver e as caixas acústicas. Em seguida, é preciso saber quais são as suas expectativas (e também as da sua família) quanto ao desempenho e conveniências oferecidos por cada um dos produtos em que você pretende investir para o novo sistema.

Todas essas questões podem ser compreendidas com o apoio de um especialista em A/V de sua confiança. É este profissional quem tem conhecimento e experiência para recomendar os melhores equipamentos para cada situação, além de toda parte de acessórios e cabeamento. Mas há também os consumidores que preferem ir atrás, conhecer e adquirir os equipamentos mais apropriados ao seu gosto.


Sala de 10 metros quadrados

Quem possui uma sala de 10m2, comum em boa parte dos apartamentos das grandes metrópoles, não terá muita facilidade na escolha dos produtos. Embora hoje a maioria dos fabricantes disponham de soluções compactas de bom desempenho para trilhas surround de filmes, são poucos os que conseguem conceber sistemas pequenos capazes de proporcionar boa fidelidade de áudio para audições musicais. Isso fica mais evidente nas caixas acústicas.

Em um ambiente de 10m2 a instalação de um sistema 5.1 é suficiente para garantir o envolvimento na reprodução de quase todos os discos Blu-ray e de conteúdos transmitidos pela TV paga ou por streaming – caso você tenha um Smart TV com aplicativo de locadora virtual.


Sala de 15 metros quadrados

Em um ambiente de 15m2 é possível não só utilizar caixas satélites como também modelos do tipo bookshelf, com altura a partir de 26cm, igualmente discretas, fáceis de instalar e posicionar até mesmo na prateleira do móvel.

Além do gabinete em madeira, a maioria das bookshelf é composta por crossover de duas vias para enviar sinais médios e graves para o woofer e agudos para o tweeter. Na prática essas características conferem uma vantagem significativa na reprodução da gama de frequências perante as caixas satélites. 



Sala de 20 metros quadrados 

O mercado oferece uma variedade incrível de caixas e receivers com tamanho e capacidade de potência compatíveis com salas de 20m2. São modelo bookshelf ou torre de menor porte (entre 81cm e 1m), de linha intermediária ou até high-end, de marcas como B&W, Paradigm e PSB. Essas caixas, em geral, podem ser alimentadas por receivers de médio porte – com potência de 100W por canal – e apresentar desempenho satisfatório tanto para trilhas de filmes quanto para músicas.

Por incluir amplificação interna, o subwoofer também merece atenção com a potência: o ideal seria pelo menos 200W. Já vimos (e ouvimos) modelos com woofer de 8” capazes de dar conta do recado em salas de proporções maiores, mas há quem diga que subs com falante superior a 10”, devido à maior área do cone, pode gerar ondas mecânicas com uma melhor resposta de graves em ambientes amplos.


Sala de 30 metros quadrados

Quem possui uma sala de 30m2 (ou mais) rapidamente perceberão que o céu é o limite no momento em que decidir experimentar e fazer orçamentos dos produtos nas lojas especializadas. Isso porque será necessário investir em um sistema 7.1 contemplado por caixas torre, um ou dois subwoofers de potência mais elevada, além de receiver (ou amplificador multicanal + processador surround) capazes de preencher acusticamente amplos espaços.


O que você está esperando para instalar um sistema de áudio potente na sua casa?! Entre em contato com a Teknodomus!

Fonte: Revista Home Theater


Nenhum comentário:

Postar um comentário