segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Mais autonomia para deficientes


A automação residencial pode ser especialmente importante para a autonomia de portadores de necessidades especiais. É possível encontrar no Brasil, inclusive desenvolvidos pela indústria nacional, sistemas integrados que facilitam a vida de pessoas com deficiências visuais e auditivas ou dificuldades de locomoção.



No caso da dificuldade de locomoção, a automação residencial apresenta maior leque de soluções já que reúne numa única plataforma todos os comandos para o gerenciamento dos sistemas de uma casa, que podem ser acionados através de pequenos painéis instalados nos ambientes ou por equipamentos sem fio, como celulares ou palm tops.



Há também a possibilidade de se trabalhar a automação do mobiliário da casa, junto com o arquiteto, desenvolvendo, por exemplo, prateleiras móveis, que sobem e descem de acordo com a necessidade do usuário e mudam de posição umas com as outras, para facilitar o acesso a objetos que estejam nelas guardados.



Também existe um software que permite ao usuário, por meio de um palm top e com comandos de fala, controlar os sistemas automatizados da casa, como abrir e fechar portas, portões e janelas ou acionar, programar e desligar a iluminação. O software reconhece as palavras e pode inclusive ser programado para aceitar os comandos em diversas línguas.



Existem ainda, recursos que possibilitam acionar os sistemas através da emissão de sons, como batida de palmas, e do reconhecimento da voz do usuário. Com eles, um deficiente auditivo pode ser alertado por meio de sinais luminosos sobre uma chamada telefônica ou a chegada de visitante, já que não pode ouvir a campainha.


Tudo isso é possível, graças à tecnologia que a Teknodomus oferece a você!



Nenhum comentário:

Postar um comentário