terça-feira, 6 de maio de 2014

Montando uma sala multimídia

Ilustrativa

O que há um tempo era chamado de "home theater" cresceu e ganhou novos atrativos. Hoje, quem vai montar um sistema de áudio e vídeo pode pensar mais alto: vale a pena reunir, no mesmo espaço, os diversos recursos multimídia que a tecnologia oferece e que estão cada vez mais acessíveis.

Tudo pode ser comandado por um único controle, até pelo celular... E, por fim, a sala, desde que bem planejada, pode acabar se transformando na "área de lazer" da família.

Para que todos os recursos e possibilidades sejam aproveitados com eficiência e conforto, convém reservar uma sala ou quarto (alguns adaptam garagens ou sótãos) com pelo menos 25m2. Imagine que ali serão instalados todos os aparelhos eletrônicos existentes na casa – ou a maior parte deles. Algumas ideias:

- TV smart com tela a partir de 50 polegadas;

- Um ou dois subwoofers;

- Player Blu-ray;

- Console de videogame de alta definição;

- Ponto de TV por assinatura;

- Media Center ou computador;

- Roteador Wi-fi.

É interessante levar em conta que esse espaço multimídia poderá ser usado, por exemplo, para exibir vídeos da família, gravados com uma filmadora digital; ou arquivos armazenados num tablet, smartphone ou notebook, que podem ser transferidos à tela do TV pela rede Wi-Fi. Se você já tem todos esses aparelhos, é apenas uma questão de integrá-los à rede. Nesse caso, será preciso verificar as características e os conectores de cada um. Exemplo: aparelhos antigos não aceitam sinal sem fio e, portanto, será necessário um adaptador.

Vale lembrar, por fim, a integração adequada de todos os aparelhos exige uma assessoria profissional. Podem surgir problemas de conexão e incompatibilidade, e, além disso, tudo precisa ser devidamente cabeado e protegido.

Fonte: Revista Home Theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário