terça-feira, 14 de maio de 2013

Apartamentos que já nascem inteligentes




Os corretores de imóveis já sabem: junto com metragem, acabamento, tipo de piso, vagas na garagem, entre outros fatores, um dos melhores argumentos para seduzir quem vai comprar um apartamento hoje está na tecnologia. É mais fácil vender um edifício como “inteligente” do que apelar para os argumentos tradicionais.

Não é por acaso que grandes construtoras e incorporadoras do país vêm, há anos, apostando nessa fórmula: incluir no projeto uma série de itens tecnológicos, cujo custo acaba sendo embutido no valor total do imóvel.

Essa é uma das principais tendências no mercado de construção em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Em alguns exemplos, ao receber as chaves, os moradores podem até ganhar junto um tablet já programado para acionar os itens de conforto instalados. A ideia é oferecer à pessoa que acaba de se mudar tudo funcionando corretamente.

E o que pode fazer parte destes chamados apartamentos inteligentes? Tudo depende dos desejos e necessidades do futuro morador, que deve decidir o quanto antes exatamente o que quer ter dentro do seu novo espaço. Fechadura biométrica, painéis de iluminação, módulos para acionamento de ar condicionado e persianas elétricas são alguns dos exemplos.  Mas há uma infinidade de opções.

Mas não estamos falando apenas de prédios de alto padrão, com apartamentos enormes. A tecnologia tem se mostrado muito útil em ambientes menores.

No final do ano passado, por exemplo, a Teknodomus, ao lado da Construtora Supricel, inaugurou em Piracicaba o Trinità Studio, com automação completa das unidades. “Fizemos uma pré-automação para abertura de porta com leitura biométrica, para dispensar a necessidades de chaves; além da possibilidade de controlar o ar condicionado, as luzes e as cortinas elétricas localmente e à distância” explica Carlos Giovanonni Filho, diretor da Teknodomus.

A facilidade de encontrar toda a estrutura pronta e não precisar se preocupar com reformas – sobretudo, fios que precisam ser embutidos em paredes etc. - é um dos maiores atrativos para alguém que vai mudar de casa.

Conheça algumas das novas tecnologias para edifícios:

Aspiração central – Dutos especiais ligados a aspiradores centrais, estrategicamente alocados, que permitem levar a sujeira para fora do apartamento ou casa.

Tratamento acústico – Paredes, lajes, esquadrias e tubulações possuem camadas internas de material absorvente, que reduz o impacto dos ruídos entre os apartamentos.

Medição de consumo – O uso de eletricidade e gás em cada apartamento é monitorado numa central que avisa quando há problema na rede ou que o consumo atingiu um certo limite estipulado.

Painéis de toque – Todas as informações sobre a segurança do prédio e o status dos serviços são acessadas em painéis táteis (touch screen) instalados em locais estratégicos.

Fechaduras Inteligentes – São fechaduras que dispensam o uso de chaves tradicionais, ou seja, podem ser abertas com senha ou mesmo com o reconhecimento de sua digital.

Sistema de Áudio – As caixas acústicas já são distribuídas no apartamento ou residência, prontas para um sistema de multizonas.


Sistemas podem ser acionados de qualquer ponto do apartamento

Aspiração central

Com informações: Revista Home Theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário