segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Faça do videogame uma central multimídia



O que acontece com os principais consoles de videogames hoje é muito semelhante ao que ocorreu com os celulares na década passada, que passaram rapidamente de simples aparelhos telefônicos a potentes centrais multitarefa.

Igualmente veloz, a evolução dos consoles transformou cartuchos em discos Blu-ray, rústicos controles com uma alavanca e dois botões em comandos por voz e gestos e, principalmente, aparelhos simples, cuja única utilidade era jogar, em dispositivos ultra conectados, com as mais diversas aplicações para crianças, adolescentes e adultos.

Para usufruir da maior parte dessas aplicações, tudo o que você precisa é uma conexão com internet de banda larga (de preferência com velocidade de 5Mbps ou mais). Para outras funcionalidades, basta estar conectado a uma rede doméstica.

Nós navegamos detalhadamente pelas possibilidades que os três principais consoles desta geração (XBOX 360, da Microsoft, Sony PlayStation 3 e Nintendo Wii) abrem aos usuários. Confira!


Compartilhe tudo 
Uma das muitas capacidades de um console moderno é o armazenamento. São intermináveis gigabytes para guardar fotos, vídeos e músicas, além dos arquivos de jogos salvos.
A conectividade dos aparelhos, no entanto, tem tornado o espaço às vezes desnecessário. Os três videogames são compatíveis com o protocolo de comunicação DLNA. Por isso, com um PS3 ou um XBOX em mãos, por exemplo, é possível acessar rapidamente qualquer dispositivo que esteja conectado na mesma rede. Os próprios consoles vêm com instruções para que qualquer usuário possa fazer com que computadores, laptops, smartphones e tablets se"comuniquem" com o videogame e passem a compartilhar de tudo, sem ter que copiar o conteúdo de um aparelho para o outro.

Dessa forma, você pode usar o videogame para reproduzir no TV, em formato de slideshow, as fotos de uma viagem guardadas no laptop e os vídeos que estão no tablet, ou ouvir as músicas gravadas no smartphone. O console da Sony conta, inclusive, com o recurso Reprodução Remota, uma espécie de navegador para acessar rapidamente conteúdos de outros dispositivos da marca (como os portáteis PSP e PS Vita).

Assista a filmes e séries 
O três consoles já contam com parcerias com a Netflix, de modo que basta ter acesso à internet e uma conta na locadora virtual para poder ver filmes e séries via streaming, navegando pelos botões dos controles remotos ou com nada mais do que simples movimentos das mãos, graças às tecnologias de controle por gestos presentes no Wii Remote, no PS Move e no Kinect.
Outros serviços de streaming de vídeos também estão disponíveis nos consoles, como o Hulu Plus, no Wii, e o Amazon Instant Video, no XBOX.

Navegue, pesquise e faça contatos 
A introdução dos teclados virtuais QWERTY fizeram muito pela navegação e pesquisa nos videogames. Hoje, todos contam com teclados neste formato, mas apenas Wii e PS3 têm navegadores próprios. Por eles é possível, além de pesquisar, acessar redes sociais ou rádios online, por exemplo.

Enquanto o PS3 faz com que o usuário tenha que usar os botões do controle remoto para andar de um link para outro ou digitar, o Wii permite que se navegue utilizando o sensor de movimentos. No quesito redes sociais, o XBOX leva vantagem por já ter aplicativos próprios para Twitter e Facebook (que podem, inclusive, ser utilizados com a ajuda do Kinect, sem controles).

Apesar de ainda não ter navegador no console, a Microsoft anunciou que lançará um Internet Explorer próprio para XBOX. Segundo a empresa, o navegador também dispensará controles, por ser compatível com o Kinect.


Compre jogos e acessórios 
Ir às lojas e comprar os jogos é um hábito que pode estar caminhando para o fim. Todos os videogames contam hoje com acesso às lojas virtuais das fabricantes, onde é possível comprar e baixar não só os games (às vezes a preços menores, por conta da ausência de custos de logística), mas complementos como planos de fundo para telas, mapas extras para partidas multiplayer e muito mais. No XBOX e no Wii também é possível personalizar o avatar (personagem criado e estilizado pelo próprio usuário, para ser usado como ícone visual representativo do gamer nas redes e nos jogos online) com roupas, cabelos e barbas, olhos de cores diferentes e outros acessórios.

Jogue com qualquer um, a qualquer hora 
Enquanto mais e mais recursos foram acrescentados, os jogos não deixaram de evoluir. Os enredos são cada vez mais cinematográficos e o nível de jogabilidade foi elevado pelos sensores de movimento.
Imagem e som também estão cada vez mais sofisticados. Tanto XBOX como PS3 permitem reproduzir jogos em Full-HD (1080p), enquanto o Wii - que tem uma proposta diferente com relação aos jogos oferecidos - oferece apenas 480p. Em termos de som, todos permitem reproduzir mídias em 5.1 canais, mas o Wii, novamente, tem menos jogos que oferecem essa possibilidade. É bom lembrar que tanto XBOX como Wii servem também como DVD player, e o PS3 como player Blu-ray.

Todos esses recursos representam pouco, no entanto, se comparados à evolução do jogo multiplayer.

Mais valorizada no XBOX e no PS3, a experiência de se conectar com outras pessoas de qualquer parte do mundo é incorporada a cada jogo individualmente. A maior parte dos games que permite o modo multiplayer tem um ambiente próprio em que o usuário pode entrar em salas divididas por região do mundo, nível de experiência do jogador ou, às vezes, até por língua falada.

Nessas salas, é possível formar grupos, compartilhar informações, comparar desempenhos e, é claro, desafiar uns aos outros para partidas, ou convidar amigos para jogos cooperativos. Com o jogo em andamento, basta ter um kit com microfone e fones de ouvido das próprias fabricantes para que os jogadores conversem entre si, coordenando ações, proferindo desafios ou avisando sobre perigos.
O Wii conta com menos jogos em que a opção multiplayer está disponível, mas atrações como Mario Kart ainda fazem muito sucesso, especialmente entre os fãs do personagem da Nintendo.

A qualidade dos jogos online depende muito da velocidade da banda larga, mas a conexão por rede é uma opção para quem não pode contar com internet veloz. Neste caso, basta que dois videogames da mesma marca estejam conectados em uma única rede doméstica. Partidas multiplayer podem, então, ser disputadas entre eles normalmente.

Fonte: Revista Home Theater






Nenhum comentário:

Postar um comentário